Categoras: Esporte

Atleta refugiada conta como nadou para se salvar em travessia

Publicidade

Com apenas 18 anos, a nadadora Yusra Mardini se viu numa situação extrema e teve que enfrentar sua maior prova. Ela nadou não por medalhas e sim pela própria vida. A atleta foi uma das milhares de pessoas que foram obrigadas a largar suas vidas e cruzar a perigosa travessia do Mar Mediterrâneo em busca de refúgio na Europa.

“Todos no barco estavam rezando. É difícil pensar que você é uma nadadora e pode acabar morrendo na água”, relembra a atleta, que fugiu junto a irmã da cidade de Damasco, na Síria, quando a guerra no país se intensificou. Primeiro, viajaram a Beirute, no Líbano. Após uma passagem por Istambul, na Turquia, ganharam o Mediterrâneo para chegar à ilha grega de Lesbos. Hoje ela vive em Berlim, na Alemanha.

Durante a travessia do Mediterrâneo, o motor do bote em que viajavam parou. Com capacidade para 6 pessoas e ocupada por 20, a pequena embarcação corria o risco de afundar. Foi então que Yusra, a irmã e uma terceira mulher saltaram na água e ajudaram a empurrar o bote até a praia. “Apenas 4 das 20 pessoas sabiam nadar”, conta a atleta.

Depois de representar a Síria no Campeonato Mundial de Natação de 2012, Yusra compete nos Jogos Olímpicos Rio 2016 pela delegação dos refugiados do Comitê Olímpico Internacional (COI). Agora espera aproveitar da melhor maneira sua experiência Olímpica. “Vou contar para todo mundo sobre o que passei aqui (no Rio). Quero mostrar que depois da dor e da tempestade chegam dias melhores”.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Terceira Roda de Conversa “Juventude Negra Livre” será em Tamoios na próxima quinta (2)

A Coordenadoria-geral de Igualdade Racial convoca a população de Cabo Frio para a terceira Roda… Leia Mais

2 de maio de 2024

Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais acontece no Horto Municipal, em Cabo Frio, a partir de sexta (3)

Na busca de resgatar o amor pelas plantas e flores, o Horto Municipal Antônio Ângelo… Leia Mais

2 de maio de 2024

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Este site utiliza cookies