Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O movimento busca promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que é uma das mais prevalentes entre as mulheres. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 66 mil novos casos são estimados a cada ano. Muitas dessas mulheres podem ter suas chances de cura aumentadas de forma significativa através de um simples exame preventivo: a mamografia.
No PAM São Cristóvão de Cabo Frio os esforços serão intensificados durante todo o mês de Outubro para facilitar o acesso a exames de mamografia, com o objetivo de alcançar o maior número possível de mulheres. Além disso, na próxima sexta-feira (4), às 10h, acontecerá o Dia D da campanha, com palestras educativas, atendimentos médicos e, claro, a realização de mamografias.
A enfermeira e assessora técnica da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, Raniele Almeida, destacou durante entrevista no programa Viva Bem na Rádio Ondas FM, a importância desta ação.
– O Outubro Rosa é uma oportunidade de ouro para aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. A mamografia é um exame rápido e que pode salvar vidas. Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de cura. A nossa missão é assegurar que todas as mulheres saibam disso e que tenham acesso aos exames necessários – afirmou Raniele.