Categoras: Saúde

Cabo Frio cria Plano de Enfrentamento à Varíola dos Macacos

Publicidade

Mesmo sem casos confirmados de Varíola dos Macacos (Monkeypox) na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde criou um Plano de Enfrentamento à doença. Com objetivo de reunir em um documento diretrizes de prevenção, acolhimento, diagnóstico, tratamento e controle de disseminação, o plano técnico foi apresentado pela Vigilância Epidemiológica ao Conselho Municipal de Saúde.

A apresentação foi conduzida pela superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires. Durante a explanação foram abordados subtemas como capacitação de profissionais da rede para o acolhimento e possível tratamento, o que já vem ocorrendo; testagem; isolamento; notificação e definição de caso (suspeito, provável, confirmado e descartado); fluxo de atendimento; índices de transmissão; orientações quanto à prevenção e outros.

“É importante reforçar que não temos casos confirmados de Monkeypox em Cabo Frio. A doença se tornou um tema de importância sanitária mundial. Mesmo que não haja caso confirmado, a Secretaria Municipal de Saúde formulou o plano de enfrentamento, baseado em prevenção, capacitação das equipes e possíveis diagnósticos, organizando o trabalho de atendimento nas unidades de referência. Seguimos capacitando as equipes para uma possível necessidade de enfrentamento”, disse Lucy.

A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença viral cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, assim como material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos, os macacos, não são reservatórios da doença.

Atualmente, mais de 83 países já diagnosticaram a doença em seu território, somando mais de 25 mil casos. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. O tratamento é baseado em medidas para aliviar e tratar os sintomas.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies