No último sábado (12) foi celebrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, e por conta da data, a Prefeitura de Cabo Frio lançou a cartilha “Trabalho Infantil Não é Brinquedo”. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e a importância de se combater essa prática ilegal. O acesso à publicação é gratuito e 100% online. Basta clicar no link https://bit.ly/2RNX6Dy
De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em Cabo Frio, Miriam dos Santos Aguilar Areda, a prática ainda é uma realidade para muitos, e a forma de chegar a mais pessoas é promovendo ações que conscientizem.
“O lançamento dessa cartilha é de grande importância para conscientização da população. Muitos ainda têm uma mentalidade muito equivocada em relação ao trabalho infantil, percepções que não cabem na realidade que vivemos hoje, como ‘eu trabalho desde os sete anos e isso me fez o homem que sou hoje’; ou ‘é melhor criança trabalhar do que roubar’. Essas são afirmações equivocadas, e devem ser desmistificadas. E é isso que trabalhamos na cartilha”, afirma Miriam Areda.
O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, conforme dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nesta quinta-feira (10), em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).