Nesta quinta-feira (7) a Prefeitura de Cabo Frio realizará o terceiro Encontro de Trabalhadores da Saúde Mental. A reunião será on-line, das 14h às 17h, e terá como tema “O cuidado em saúde mental em rede: é possível garantir esse direito com equidade”. Voltado apenas para profissionais da área, os interessados podem acessar a reunião por meio do link https://meet.google.com/zpc-udvx-cka
O objetivo do evento é oferecer um espaço para acolhimento e aproximação de todos que atuam na área, além de promover a integração das equipes e gerar compartilhamento dos desafios e impasses que a clínica da saúde mental impõe.
Atualizações e capacitações dos profissionais são realizadas constantemente pelo atual governo em todas as áreas do município. A medida contribui para a qualificação dos serviços prestados para a população.
O município de Cabo Frio conta, dentro dos atendimentos oferecidos pela Secretaria de Saúde, com a Coordenação da Saúde Mental. Esse setor é composto por cerca de 120 profissionais, entre psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, técnicos de enfermagem, enfermeiros, cuidadores, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
O programa de saúde mental é composto por dois Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para pessoas com transtorno mental grave e persistente, um centro para infanto-juvenil (CAPSi) e um centro para cuidados de pessoas dependentes de álcool e drogas (CAPSAD). O município oferece ainda ambulatórios com atendimento psicológicos e psiquiátricos, e duas residências terapêuticas que, no momento, atendem 22 pessoas.
Atualmente, 4.890 pessoas são cadastradas no município, e 1.685 recebem o tratamento psicológico e psiquiátrico regularmente.