Os tradicionais tapetes de sal confeccionados para a celebração católica de Corpus Christi estão confirmados em Cabo Frio. Este ano cerca de oito toneladas de sal serão utilizadas em 45 tapetes que se estendem em frente à Matriz Histórica de Nossa Senhora da Assunção, passando pela Praça Dom Pedro e retornam à matriz.
Como os trabalhos começam às 7h da próxima quinta-feira (20), haverá uma inversão de trânsito nas ruas José Waltz Filho, Santos Dumont, Francisco Mendes com Raul Veiga entre às 5h30 até 21h. Também será feito um desvio de trânsito da Avenida Assunção para Travessa Maçônica sentido Boulevard. O estacionamento no lado esquerdo do Boulevard Canal vai ficar restrito no mesmo horário.
Já a procissão está prevista para marcada para as 18h e terá inicio em frente à Igreja Matriz Auxiliar, na Rua Treze de Novembro, seguindo pela Avenida Assunção e retornando para a Igreja. O trânsito nas Ruas Treze de Novembro e José Bonifácio será interrompido entre 17h30 e 0h.
Agentes da Coordenadoria de Posturas e Guardas Civis Municipais vão atuar na prevenção de vandalismo e na preservação do patrimônio público, evitando brincadeiras que envolvam tintas utilizadas para colorir o sal. O Conselho Tutelar também vai acompanhar todo o evento.
“Os tapetes que são preparados para a Procissão de Corpus Christi têm um bonito significado, pois querem dizer que o homem reconhece a dignidade de Jesus, reconhece sua presença real na Eucaristia. E por isso, semelhantes aos contemporâneos de Jesus, que estenderam ramos para recebê-lo, nós fazemos tapetes de sal, de flores e, de outros materiais, para que Jesus “caminhe” conosco”, comemora o padre Marcelo Chelles.