As campanhas de vacinação contra a gripe e contra o sarampo, neste ano, serão realizadas simultaneamente e começam hoje, segunda-feira (4). Em Cabo Frio serão 31 unidades de saúde aplicando as doses. Os locais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 (confira a relação completa no fim do texto).
Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Para este ano, a nova versão da vacina da influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B.
A imunização contra a gripe é anual, ou seja, as pessoas do grupo prioritário devem tomar uma nova dose todos os anos. A meta do município é imunizar 90% do público-alvo, que é formado por 79.934 mil pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano a campanha acontecerá de forma escalonada. O primeiro grupo atendido será de idosos com 80 anos ou mais, residentes de instituições de longa permanência (ILPIs) e trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, entre os dias 4 e 8 de abril.
Na segunda semana, entre os dias 11 e 13 de abril, é a vez dos idosos com 70 anos ou mais, residentes de instituições de longa permanência (ILPIs) e trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais.
Na terceira semana, entre os dias 18 e 20 de abril, serão atendidos os idosos com 65 anos ou mais e trabalhadores de saúde com 40 anos ou mais. Na quarta semana, entre os dias 25 e 30 de abril, serão imunizados os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde com 30 anos ou mais.
Na quinta semana, entre os dias 2 e 6 de maio, será a vez das crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; além de gestantes e puérperas e trabalhadores de saúde com 18 anos ou mais. A coordenadora de imunização, Patrícia Freitas, relembra que crianças vacinadas pela primeira vez recebem duas doses deste imunizante.
A novidade deste ano é que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo acontece paralelemente com a influenza, entre os dias 4 de abril e 3 de junho. Esta campanha é para as crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde. O público alvo é composto por 19.751 pessoas.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA AS CAMPANHAS
Para se vacinar, seja contra influenza ou sarampo, o cidadão deve apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto ou cartão do SUS. Já os profissionais de saúde devem também estar munido do comprovante de vínculo ativo. As pessoas com deficiência permanente ou comorbidades devem apresentar o laudo comprobatório.