A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, receberá uma exposição inédita que destaca a força da ancestralidade, da estética e da resistência cultural dos povos de terreiro. A mostra “Ateliê Fiderioman: as cores, formas e estilos da moda afro e indígena dos terreiros” estará aberta ao público de 17 a 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados e fins de semana). A abertura oficial será realizada na próxima quarta-feira (16/07), às 18h, com apresentação cultural e roda de conversa com convidados.
Organizada pelo Ateliê Fiderioman e com a curadoria de Joseane Carvalho e da produtora Raio de Sol | Raio de Ouro, a exposição reunirá cerca de 100 peças, entre vestimentas, indumentárias, acessórios, fotografias e elementos simbólicos, todos confeccionados manualmente pelas mulheres do Ilê Asé Iya Oju Omi, terreiro localizado em São Pedro da Aldeia. As obras são assinadas pelo próprio ateliê, que atua na valorização da moda de matriz africana e indígena.
Segundo a curadora Joseane Carvalho, a proposta da mostra é celebrar a identidade e promover o combate à intolerância religiosa: “A exposição é uma celebração da moda de terreiro e indígena como expressão viva de ancestralidade, identidade e resistência. Cada peça traz a força dos saberes tradicionais, das mãos que criam com axé, história e beleza e relaciona com a influência na contemporaneidade””, ressalta.