Você sabia que muitas das tecnologias que tornam o seu cotidiano mais prático foram criadas por mulheres? Isso mesmo, se você olhar ao seu redor, com certeza irá encontrar. Muitas mulheres contribuíram de modo determinante, salvando vidas ou simplesmente as tornando melhores. Essas mulheres revolucionaram em seu tempo, como ainda hoje muitas outras mulheres continuam a revolucionar. Transformando a trajetória da humanidade, indo muito além de seu tempo, as invenções surgiram graças a engenhosidade e inteligência feminina. Quer saber mais um pouco? Separamos algumas inventoras e suas importantes criações.
Alice H. Parker
Uma das poucas mulheres negras, nos Estados Unidos, a se formar na faculdade no começo do século XX. Ela criou o modelo que possibilitou o surgimento dos sistemas modernos de aquecimento à gás. A invenção de Alice tornou desnecessário o aquecimento através de lareiras em todos os aposentos de uma residência.
Hedy Lamarr
A atriz hollywoodiana, que foi a primeira mulher a protagonizar uma cena de orgasmo feminino no cinema, provou que pode sim ser glamourosa e ainda revolucionar. Hedy foi a inventora do sistema usado para evitar a interceptação de mensagens durante a Guerra Fria, o “frequency hopping”. Sim, ela é a inventora por trás das redes wireless e do GPS. A sua invenção possibilitou a telefonia celular, as redes sem fio e o 3G.
Letitia Mumford Geer
Facilitando a vida dos profissionais de saúde, Letitia criou a primeira seringa em 1899. Podendo ser utilizada com apenas uma mão pelo médico, a aplicação das substâncias era por meio de um pistão. As seringas que utilizadas atualmente são inspiradas no modelo criado por Letitia.
Mary Anderson
A empresária da construção civil e fazendeira inventou o primeiro limpa pára-brisas da história. Após um dia rotineiro de neve, Mary criou um dispositivo poderia ser acionado de dentro do veículo por meio de uma alavanca para limpar as janelas. Através de uma lâmina de borracha presa a um braço metálico, movimentado por umahaste. O recurso foi então adotado por Henry Ford. Oito anos mais tarde, todos os veículos dos Estados Unidos já saíam de fábrica com este acessório.
Bett Nesmith Graham
Apesar de ter pouca experiência em datilografia, trabalhava como secretária nos Estados Unidos. Bett, na intenção de querer esconder os erros que cometia enquanto usava a máquina, utilizou seu conhecimento com tintas e criou o primeiro corretivo. A substância branca, além de poder ser guardada em um frasco, secava rapidamente após passada no papel com um pincel.
Nancy M. Johnson
A americana inventou uma máquina semelhante a um congelador que funcionava com uma manivela e que agitava a mistura dos ingredientes. Graças a uma mistura de sal e gelo que existia na parte inferior da máquina, o congelamento do sorvete se tornou possível. E a percursora das máquinas são usadas na produção industrial de sorvete até hoje.