Portador da Doença de Lou Gehrig, conhecida mundialmente como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), desde 1989, o guitarrista estadunidense conhecido mundialmente, não só pela música, mas infelizmente pela sua trágica trajetória, Jason Becker, também participou do desafio do balde de gelo, tão difundido pelo mundo nos últimos dias.
Jason teve sua ascensão musical na metade dos anos oitenta, onde foi guitarrista prodígio da carreira solo do cantor David Lee Roth, ex frontman da banda de rock Van Halen. Sua próspera carreira foi prejudicada devido ao rápido avanço da ELA em seu corpo, em que o fez perder todos os movimentos do corpo em 1997. Depois disso, sua respiração só passou a funcionar com ajuda de equipamentos, além de ter sua fala completamente prejudicada, o que levou a seu pai a desenvolver um sistema o qual Jason se comunica com o movimento dos olhos, ao direcioná-los para uma tela contendo as letras do alfabeto em grupos de quatro, onde Jason direciona seus olhos, formando palavras.
No vídeo destacado, vemos Jason emitir seu discurso por meio o método criado pelo seu pai, com mensagem de agradecimento a todos que o ajudam desde o descobrimento da doença, principalmente à sua família e também a toda visibilidade para às causas da ELA que o desafio do balde de gelo ganhou. Como é impossibilitado de tomar o banho, o músico propôs fazer o desafio de uma forma diferente: pondo um saco de gelo em sua cabeça.
De acordo com dados da ALS Association (Associação ELA) anunciados neste sábado (23), a corrente já arrecadou US$ 70,2 milhões. Entretanto, no Brasil, segundo o Instituto Paulo Gontijo, a Associação Pró-Cura da ELA e a Abrela (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica), parceiros da ALS no país foram arrecadados bem menos: R$400 mil.