Quem assistiu a animação da Disney “A Pequena Sereia” quando criança já imaginou como seria a vida debaixo d’água. Esse sonho já se realizou, em parte, para ao menos mil pessoas que trabalham em tempo integral como mergulhadores e animadores nos EUA.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Fast Company, nos últimos cinco anos surgiram centenas de novos profissionais. . E a economia por trás do interesse por sereias vai além dos profissionais que estão debaixo d’água. O setor vai da confecção da cauda ao treinamento de mergulhadores, passando por aulas de ginástica baseadas nos movimentos da criatura dos mares e bares temáticos.
Em entrevista ao jornal O Globo, Rachel Smith, sereia-chefe do Dive Bar, um das centenas de locais onde os nadadores se apresentam, conta que as sereias nadam com as pernas presas dentro de uma cauda que pode pesar quase 16 kg. O rabo de peixe inclui um peso extra de 2,5 kg a 5 kg para impedir que as sereias subam para a superfície.
Quem quiser contratar uma sereia ou um tritão para uma festa, basta acessar o siteMerDirectory, que mostra um mapa com profissionais em todo o mundo. Além disso, encontros e conferências de sereias cresceram nos últimos cinco anos, atraindo centenas de pessoas.