Aprender a nadar bem cedo pode trazer diversos benefícios para a vida dos bebês, uma vez que o aprendizado dentro d’água estimula todo o corpo e garantem um crescimento pleno.
Entre os benefícios, as aulas de natação infantil, estimulam o controle respiratório, a coordenação motora e a noção de espaço, o equilíbrio, o amadurecimento do cérebro, e a capacidade de se relacionar em grupo, além de respeitar as diferenças.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia acompanhou 19 bebês nadadores dos 2 aos 7 meses. E após diversos testes, resultado foi bem claro, de acordo com os pesquisadores: aqueles que praticaram natação saíram-se bem melhor na avaliação.
Entretanto, os pais devem estar atentos a alguns cuidados antes de colocarem os pequenos na piscina. O mais indicado é esperar ele completar 6 meses – apesar da pesquisa mostrar resultados com crianças mais novas. Nessa fase, o conduto auditivo (parte do ouvido), que até então era reto, forma uma curvatura, dificultando a entrada da água e reduzindo as chances de infecção.