O Carnaval está quase chegando e muita gente ainda não sabe o que fazer. Em tempos de crise, viajar e curtir as festas de rua são opções difíceis. Porém, com algumas dicas simples é possível economizar e não estourar o orçamento.
Antes de embarcar
Se você ainda está se programando para comprar passagens para o Carnaval, pode contar com a ajuda da ferramenta Google Flights. Além de encontrar o preço do voo mais barato, o Google Flights agora emite alertas, mediante cadastro do usuário, no momento que a passagem tiver com preço reduzido.
A data de embarque também faz diferença. Segundo o site Melhores Destinos, terças, quartas e quintas são campeãs em preços mais baixos na passagem. Esta dica, entretanto, só vale para quem está de férias ou consegue mudar as datas de folga no Carnaval para os dias depois da folia.
Outra dica importante é o planejamento. Não importa se você vai passar a folia em grupo ou sozinho, o importante é considerar os custos, antes de embarcar e colocar tudo na ponta do lápis. Leve sempre em consideração custos com ingressos, transporte, alimentação, entre outros.
Se estiver com a galera, é preciso, leve em consideração o número de pessoas e tente sempre equilibrar os custos para que ninguém saia no prejuízo. Para a bebida, a comida e outros produtos, como de limpeza, faça uma lista e compartilhe com seus amigos para aprovação antes de ir ao supermercado.
Leve também produtos de casa, principalmente em regiões onde a disponibilidade de mercados é limitada.
Durante a folia
Confira a programação de Carnaval com antecedência. Em muitas cidades, existem blocos de ruas e shows gratuitos que são promovidos pelas prefeituras ou empresas. Outra opção é procurar botecos e bares mais afastados e sem tanto glamour, mas com ótima música.
A comodidade de entrar no primeiro restaurante perto da praia pode ser mais cara para seu bolso. Para evitar gastos extras com alimentação, busque resenhas e comentários de pessoas que já foram no restaurante.