Após conhecer um pouco mais sobre as funções de um prefeito, também é válido ter informações sobre os vereadores. Afinal, no dia 2 de outubro, os brasileiros também estarão votando em alguém para ter essa função na câmara municipal.
Além das funções, também é importante ressaltar de que forma um vereador é eleito. Ao contrário do que muito se pensa e de outros cargos políticos, um candidato com menos votos pode obter uma cadeira na câmara em detrimento de outro que obteve mais números nas urnas. Tudo vai depender de duas contas: o quociente eleitoral e o quociente partidário.
Funciona da seguinte forma: o quociente eleitoral é o número de votos válidos de um político (descartando brancos e nulos) dividido pelo total de lugares a preencher na câmara municipal. Após, deve-se achar o quociente partidário. Para isso, basta dividir os votos que cada partido obteve pelo resultado anterior, ou seja, o quociente eleitoral.
Por causa deste método, entende-se o porquê de um candidato X, que teve mais preferência nas urnas, não necessariamente ser eleito. Em contrapartida, é possível que o candidato Y, apesar de ter menos votos, obtenha um lugar na câmara devido ao grande número de votos que seu partido ganhou.
Após toda a matemática, enfim deve-se refletir sobre o que faz um vereador. Ele é o político que de fato chega mais perto de ser o representante de um coletivo. Ou seja, é ele quem vai discutir e elaborar, junto com seus assessores, projetos de leis que resultem em algo benéfico para a população. Após esta etapa, se o projeto obtiver aprovação dos demais vereadores na assembleia, resta ao prefeito validar a nova lei ou não.
Outra função importante é a de fiscalização. Cabe aos representantes da câmara municipal supervisionar as ações do executivo, verificando se metas estão sendo cumpridas e se a aplicação do dinheiro público está sendo correta nos diversos setores como saúde, educação, entre outras.
Enfim, a escolha de um candidato a vereador deve ser feita com conscientização. Em busca de votos, muitos prometem aquilo que não chega a ser de sua capacidade política. Logo, são promessas que não serão possíveis de cumprir. É preciso ter atenção e sentido apurado para que o seu município possa ser um lugar melhor para todos.