O final do ano está cada vez mais próximo e nesta época que milhões de jovens entram na reta final da preparação para o ENEM. Com o anseio em conquistar uma vaga em uma universidade, são necessários alguns cuidados para não deixar que a insegurança torne-se prejudicial na hora da prova. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se sentir confiante no dia do exame.
- REVISÃO
Durante muitos meses, o ritmo de estudo costuma ser intenso entre todas as disciplinas. No entanto, faltando menos de um mês para o ENEM, o estudante deve se aprofundar e revisar conteúdos que tem mais dificuldade. Já para quem não vem se preparando mas está disposto a compensar nessa reta final, o importante é focar nas disciplinas que tem mais afinidade. Assim, aumenta a possibilidade de uma nota melhor nas questões que o aluno se garante mais.
2. ORGANIZAÇÃO
Nesses poucos dias restantes, é importante ter controle daquilo que precisa ser estudado. Com uma agenda ou um cronograma, é mais fácil ter disciplina para não se perder e enfatizar o conteúdo que necessita de maior atenção.
3. PROVAS ANTERIORES
Uma dica muito valiosa é refazer os antigos exames do ENEM. Desta forma, o estudante se familiariza com o ritmo da prova.
4. REDAÇÃO
Enfim, chegou a hora de falar de um dos tópicos mais esperados. É preciso ter calma e saber que a redação não é nenhum bicho de sete cabeças. Além de estar atento às questões gramaticais, é válido ter conhecimento geral em temas atuais, tendo em vista que os temas das redações passadas são baseadas nesses fatos. Alguns exemplos que poderiam cair como tema de redação são: o legado dos jogos olímpicos, mobilidade urbana, redução da maioridade penal, homofobia, e outros temas contemporâneos.