Categoras: Atualidades

Entenda a proibição do Secret no Brasil

Publicidade
O aplicativo de compartilhamento de segredos não está mais disponível na App Store e nem na Google Play. Cryptic, app semelhante só que da Windows Store, sofre as mesmas sanções.

Quando a internet surgiu, trouxe consigo o significado da palavra interação: milhares de pessoas, de diferentes lugares, podiam se comunicar instantaneamente, compartilhando todo tipo de conteúdo. Com o tempo a comunicação se aprimorou e começaram surgir as primeiras comunidades virtuais, onde a informação fluía entre diversos usuários de forma dinâmica, possibilitando, inclusive, a interação entre destinatários e emissores.

E assim começaram a pipocar diversas redes sociais. Hoje, a mais famosa do mundo (Facebook) não é sinônimo de unanimidade e outros serviços despontam no mercado pela atenção do usuário. Uns apostam em trocas instantâneas de mensagens, outros em compartilhamento de imagens e outros, como no Secret, no compartilhamento de segredos! Segredos? Sim!

Até aqui, tudo bem! Pois o aplicativo tinha a função de dividir, anonimamente, segredos dos próprios usuários ligados por uma rede de amigos. Segundo os criadores do app,  Chrys Bader e David Byttow (ex-funcionários do Google), a intenção era “publicar pensamentos honestos, emocionantes, hilários e, ao contrário das expectativas, raramente inapropriados”. Mas a proposta se transformou, no Brasil, em um espaço público para difamar e ofender as pessoas sem ser identificado por isso.

Depois de várias declarações sobre constrangimento, a justiça brasileira, através de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Espírito Santo, proibiu a disponibilização do aplicativo nas lojas virtuais do Google e da Apple e exigiu a desinstalação dos aparelhos dos usuários brasileiros. A multa para as empresas que infligirem a ordem chega a R$ 20.000,00 por dia!

O Cryptic, aplicativo da plataforma Windows Phone, com funcionalidades semelhantes, sofreu as mesmas sanções.

Confira a Liminar na íntegra!

Publicidade
Klayton Georgio

Sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Também sou webdesigner, designer gráfico e editor de vídeo.

Deixe um comentário
Publicado por:
Klayton Georgio

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies