Categoras: Esporte

Especial Olimpíadas: Ketleyn Quadros, a judoca que trocou os piscinas para ser a primeira medalhista brasileira

Publicidade

Apesar da tradição em medalhas, nosso país demorou em ter uma campeã olímpica. Quem conseguiu entrar para a história foi a judoca Ketleyn Quadros nos jogos de Pequim, em 2008. Ela se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em uma categoria individual em Jogos Olímpicos. A brasilense obteve a medalha de bronze na categoria leve (até 57 kg) após vencer a luta contra a australiana Maria Pekli.

Entretanto, antes mesmo de subir no tatame, Ketleyn já poderia se considerar uma vitoriosa. De origem humilde, a atleta fez do esporte o sonho de vida. Em entrevista ela já declarou que quando pequena falava a mãe: “Vou ser atleta olímpica de judô.”. Ela começou a carreira nas piscinas, mas logo percebeu que não era na natação que alcançaria o sucesso e sempre fugia das aulas para assistir aos treinamentos de judô. Ela convenceu sua mãe e trocou a água pelos tatames e não parou mais.

E as dificuldades eram muitas. Em 2006, se transferiu para o Minas Tênis Clube e para conseguir o valor da transferência, precisou contar com os amigos que conseguiram uma bicicleta e realizaram uma rifa. Assim, a jovem conseguiu o recurso para deixar a pequena cidade de Ceilândia (DF) em direção a vitória.

Todo esforço foi recompensado com apenas 20 anos e a primeira competição olímpica. Em Pequim, ela venceu quatro das cinco lutas que fez. O feito inédito da judoca abriu caminho para uma geração de superatletas brasileiras. Na mesma edição dos jogos, o ouro olímpico foi alcançado por uma representante brasileira e em seguida outros títulos individuais.

Ketleyn Quadros segue em atividade. Após o feito histórico em Pequim, ela conquistou o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medelín, em 2010. Também foi campeã da Universíade de Kazan, em 2013. Não foi para os Jogos Olímpicos de Londres, quando a vaga na categoria 57kg ficou com Rafaela Silva. Ela não estará no Rio 2016, já que o time de atletas que conseguiram o índice necessário é o mesmo da edição anterior dos jogos.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Este site utiliza cookies