A partir desta sexta-feira entra em vigor em Cabo Frio uma nova medida preventiva ao Coronavírus relativa ao funcionamento das feiras livres da cidade. Agora somente comerciantes residentes no município poderão comercializar os produtos. A medida é temporária e tem como objetivo evitar aglomeração e que pessoas que venham de outras circulem pelos locais.
A cidade possui quatro feiras livres semanais: às sextas-feiras no Jardim Esperança; aos sábados em Unamar; e aos domingos em Unamar e no Sebastião Lan, a maior da cidade, no Jardim Caiçara. A recomendação visa o cumprimento de Decretos Municipal e Estadual, que tem como objetivo prevenir a disseminação do COVID-19.
Além disso, as feiras irão funcionar com as seguintes determinações: os feirantes deverão manter uma distância mínima de 2,5 metros entre uma barraca e outra; também serão responsáveis por diligenciar para impedir aglomerações e para que a distância de 1 metro entre os clientes seja respeitada; é obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel por parte dos feirantes.
A Secretaria de Agricultura também determinou que só será autorizada a comercialização de produtos das seguintes categorias: hortifruti, temperos, carnes, mel, café moído, queijos, plantas e produtos naturais. Será proibida a comercialização dos seguintes produtos: bebidas em geral (alcoólicas ou não), petiscos, lanches, artesanatos, roupas, ferramentas, utensílios, cosméticos, brechó, eletrônicos, acessórios e miudezas em geral.