Não é de agora que se utiliza histórias para passar mensagens importantes. Contos e fábulas foram constantemente passadas de geração em geração, contadas para as crianças na hora de dormir. A intenção era ensinar de forma prática situações do dia a dia, temas e problemas que deveriam ter um conhecimento sobre certo e errado. E as animações não são tão diferentes assim, apesar de serem classificadas como filmes infantis. Muitos temas sérios são retratados e explicados de forma que tanto as crianças quanto adultos possam interpretar.
Zootopia (2016)
O filme tem o foco na coelhinha Judy, que troca sua cidade pequena pela metrópole para correr atrás do sonho de se tornar policial. É interessante notar a quantidade de problemas que a história faz questão de tocar. Os temas que podem ser facilmente reconhecidos na trama é o racismo, violência policial, drogas, machismo, abuso de poder e cultura do medo. Zootopia é um filme que tem a intenção de pregar a tolerância entre as diferenças e o respeito. Além da coragem de buscar seus sonhos e novas experiências.
Divertidamente (2015)
De uma forma leve, até mesmo descontraída, a animação mostra a importância de cada emoção na vida de uma pessoa. É interessante como o filme consegue explicar de forma secretamente didática e rápida como a depressão pode acontecer. Além de narrar a perda das memórias da infância e a importância de também ser triste. Tocando em assuntos importantes que muitas vezes é complicado para os próprios adultos entenderem.
Up – Altas Aventuras (2009)
O filme levanta com muita sensibilidade o processo de envelhecimento, o sentimento de solidão e até mesmo a depressão enfrentada ao chegar num momento tão delicado da vida. A animação utiliza as emoções em harmonia, fazendo a história fluir com um toque de drama, comédia e aventura. Retratando também os temas como o luto após a morte de um ente querido, a importância das relações entre gerações e da criação de novas amizades.
Wall-E (2008)
O filme mostra uma Terra completamente destruída e repleta de lixo, abandonada pelos próprios humanos que lhe deixaram assim. Além dessa potente crítica sobre poluição e a catástrofe ambiental, a trama também mostra como os humanos estão sobrevivendo. Sem nenhum remorço ou pensamento de mudar o estilo de vida, mesmo depois de perder o planeta. É interessante a forma quase que poética que a animação retrata os temas de destruição da Terra, obesidade, dependência da tecnologia e individualismo.