Categoras: Atualidades

Gosta de sol e calor? Prepare-se para o verão 2015

Publicidade

Quem curte o verão pode esperar uma estação de muito sol e calor. É o que diz o Instituto Climatempo que apontou o próximo trimestre ainda mais quente do foram os meses de janeiro a março deste ano.

2015 começará com termômetros relativamente tímidos, onde as temperaturas máximas, em média, ficarão em torno de 32 graus Celsius. O calor mesmo ficará mais intenso no final da estação, com média de 36 graus Celsius, com direito há dias seguidos em que a quentura vai bater os 40 graus.

Outra diferença estará no volume de chuvas. Este ano ocorreram dois bloqueios atmosféricos, que impediam a passagem da frente fria para o Atlântico Sul e o Centro-Sul do país. Isso deixou a região praticamente sem chuvas entre meados de dezembro de 2013 e o início de fevereiro deste ano. O fenômeno não deve acontecer na próxima estação e o começo de ano será marcado pela umidade alta. Em janeiro, a chuva estará acima da média na maior parte no Sudeste.

— De forma geral, é um verão mais quente. O grande diferencial é que tínhamos semanas seguidas de calor por causa do bloqueio atmosférico, e isso não vai ocorrer desta vez — destaca Alexandre Nascimento, meteorologista do Climatempo, em entrevista ao jornal O Globo. Fica o alerta para problemas típicos deste período como deslizamento de morros na região metropolitana e na Serra fluminense.

Mas a chuva para por aí. A umidade e as frentes frias sofrerão um forte revés a partir de fevereiro, quando a seca ressurgirá no Rio. O índice de chuvas ficará abaixo da média histórica até o fim da estação.

— Não acredito que o Sudeste terá chuvas dentro da média em algum momento do ano que vem — ressalta o meteorologista. — Durante o verão, janeiro será difícil para ir à praia, mas, a partir de fevereiro, o calor estará muito acima da média. Até março podem ocorrer valores extremos, chegando à casa dos 40 graus Celsius, mas não em tantas tardes seguidas, como no último verão.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies