O Ministério da Educação divulgará hoje a nota individual dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2014. Os dois cadernos de provas distribuídos contavam com 45 questões objetivas das áreas de ciências da natureza, ciências humanas, códigos e linguagens e matemática. A redação de tema Publicidade Infantil no Brasil foi a geradora do espanto e da surpresa de muitos, que hoje aguardam ansiosamente a conferência do resultado.
Contando com mais de 7 milhões de inscrições, este último Exame superou as expectativas do governo e, segundo o Ministro da Educação, esta realidade demonstra que há um despertar da sociedade para a questão educacional no país.
O resultado das provas objetivas é feito através da Teoria da Resposta ao Item, o que significa que a nota obtida não se trata diretamente do desempenho individual, mas de como o indivíduo se saiu dentro do conjunto de seus concorrentes.
Desta forma, a escala imposta pelo MEC garante que nenhum aluno conseguiria tirar a pontuação máxima (1000), como também a pontuação mínima (0), visto que o percentual de erros e acertos coletivos seriam os principais critérios para o resultado final.
Já na Redação, a possibilidade de atingir a nota máxima se dá através do cumprimento dos seguintes critérios: Domínio na norma culta da Língua Portuguesa; Interpretação do tema; Organização do raciocínio; Uso de elementos conectivos; Argumento embasado e elaboração de proposta intervencionista.
Depois de recolher as notas, o Candidato seguirá para a próxima fase no caminho para o Ensino Superior. Trata-se da inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificada), que garante sua concorrência nas 205.514 vagas em 5631 cursos das 128 instituições públicas do Brasil.