Categoras: Cultura

O Zeppelin que caiu no Cabo

Publicidade

17 de janeiro de 1944. A madrugada estava coberta por um nevoeiro. Dificultando a visão naquela zona de passagem para um hangar em Santa Cruz. O dirigível, que usava a rota, se perdeu em meio ao nevoeiro. E, de repente, já estava em cima do morro. Apesar do impacto, apenas dois dos dez tripulantes ficaram feridos. E o acidente aconteceu mais próximo do que você imagina: na Ilha do Farol. Localizado onde hoje fica a cidade de Arraial do Cabo.

Se você está em dúvida sobre o que acabou de ler, essa informação é completamente verdadeira. A história curiosa, que aconteceu durante a Segunda Guerra, é tema do livro escrito por Leandro Miranda. Com o título ‘K’36 – O Zeppelin Que Caiu no Cabo’, o autor levou cerca de dois anos pesquisando para juntar todas as informações necessárias. O trabalho foi concluído com a ajuda da rede de entrevistados que incluiu veteranos de guerra, aficionados pela Segunda Guerra – como o baterista João Barone, dos Paralamas do sucesso. Além das quatro pessoas locais que testemunharam os fatos.

Para o autor, o episódio foi escondido pelos órgãos militares norte-americano e brasileiro. Pois o acidente não teve a devida documentação pelas autoridades na época. Ele conta também que apenas duas partes dos destroços encontram-se em Arraial. Uma no Museu da Marinha e outra na casa do pesquisador Reynaldo Fialho, falecido no ano passado.

Leandro Miranda afirma que há pouco incentivo à preservação da cultura local. E defende a necessidade da preservação para que outros tenham interesse pela História do seu lugar.

 

O livro será lançado nesta sexta-feira(24), na tenda literária da Semana Teixeira e Sousa. A partir das 15h, na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio.

O ‘K’36 – O Zeppelin Que Caiu no Cabo’, da Sophia Editora, conta a história em 168 páginas. O valor estimado é de 35 reais.

Publicidade
Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Deixe um comentário
Publicado por:
Raissa Lopes

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies