Categoras: AtualidadesCultura

Obras de conservação da Casa da Flor, em São Pedro da Aldeia, começam na segunda-feira (12)

Publicidade

Após seis anos sem receber ações concretas, a Casa da Flor em São Pedro da Aldeia vai passar por obras de conservação. As intervenções integram os esforços do atual governo em prol da valorização do patrimônio aldeense, além de atender a uma ação civil pública e às recomendações técnicas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – Região dos Lagos e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que já sinalizavam a urgência da execução de medidas efetivas de conservação preventiva no monumento. Até a conclusão da obra, a visitação à Casa da Flor será suspensa temporariamente. 

Uma visita técnica ao patrimônio foi realizada nesta semana com a presença de representantes da empresa especializada, a Jequitibá Restauro, contratada pela prefeitura para executar a obra, do escritório do Iphan Região dos Lagos e da Secretaria Adjunta de Cultura do município. “É um momento muito especial estarmos, de fato, iniciando esse trabalho tão importante de conservação e valorização desse patrimônio, que é um dos bens culturais mais relevantes do país, sendo comparado à obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí. A Casa da Flor sempre foi uma grande preocupação desde o início da nossa gestão e, mesmo antes de sabermos sobre a existência de uma demanda judicial, nos mobilizamos em prol da causa, porque acreditamos na importância dessa obra para a garantia da sobrevivência desse legado artístico em longo prazo”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques. 

As intervenções terão início na próxima segunda-feira (12), com a execução do mapeamento fotogramétrico, identificação dos agentes de degradação e de testes preliminares de solubilidade. “Vamos começar, sobretudo, estancando os danos que estão avançando, especialmente as infestações biológicas, e dar início à fase dos testes e a experimentação dos materiais que vamos utilizar, sendo aprovados junto ao Iphan. Nós ficamos muito felizes por saber que essa nova gestão resolveu assumir o compromisso de restaurar a Casa da Flor. Para a gente será um grande desafio, pela especificidade do trabalho, e por envolver também a questão da formação e de passar o conhecimento empiricamente para os servidores do município darem continuidade à conservação, mas acreditamos que todo o trabalho será muito bem-sucedido”, comentou a restauradora e uma das sócias da empresa contratada, Daniela Sergipense. 

Até o próximo domingo (11), a Casa da Flor ainda estará aberta à visitação, das 10h às 12h e das 13h às 17h. O espaço fica localizado na Estrada dos Passageiros, nº 232, no bairro Parque Estoril. A partir da segunda-feira (12), o acesso será fechado para visitação pública. 

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Araruama: Khristian Giovanney afirma que vai lutar pelo social

O candidato a vereador de Araruama, Professor Khristian Giovanney, traz uma proposta sólida e focada… Leia Mais

3 de outubro de 2024

Brasil registra 66 mil casos de câncer de mama por ano

Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O movimento… Leia Mais

2 de outubro de 2024

MPBúzios: Faltam 9 dias para o maior evento da música popular brasileira

Búzios está em contagem regressiva: faltam 9 dias para o maior evento da música popular… Leia Mais

2 de outubro de 2024

Este site utiliza cookies