A partir desta terça-feira (15), o Palácio das Águias recebe a exposição “Geometria das Emoções”, do artista plástico autodidata Vinicius Santiago. A mostra busca contar uma história verdadeira da evolução do artista por meio da coletânea de obras que permaneceram disponíveis em seu acervo pessoal.
A exposição apresenta uma evolução artística que começa com obras singelas e figurativas, passando por uma tendência formal crescente até alcançar o Abstracionismo Geométrico e o estilo Pós-Neocubista. Nesse estágio final, as figuras humanas — muitas vezes inspiradas em entidades mitológicas — revelam a criatividade do artista. O grafismo assume papel central, precedendo o uso das cores, que, embora complementares, estabelecem uma relação intensa entre formas, tonalidades e emoções.
Vinicius Santiago é artista plástico, arquiteto e designer de interiores, nascido no Rio de Janeiro e com forte ligação afetiva com Cabo Frio, onde reside há mais de três décadas. Com formação acadêmica enriquecida por mestres como Anísio Medeiros e Lygia Pape, decidiu trilhar um caminho autodidata na pintura após um hiato, encontrando inspiração nas interações com artistas locais nos anos 1990. Desenvolveu um estilo próprio voltado ao Geométrico Abstrato e teve sua trajetória reconhecida em diversos salões de arte no Rio de Janeiro, onde conquistou medalhas e menções honrosas em instituições de prestígio.
A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. A exposição segue aberta ao público até o dia 4 de maio, com entrada gratuita.