Nos dias 28 e 29 deste mês, Cabo Frio será palco de um dos eventos mais aguardados do ano: a 19ª Parada do Orgulho LGBTI+, na Praia do Forte. Com o mar cristalino ao fundo e a energia contagiante do público, este evento promete não apenas celebrar a diversidade, mas também fortalecer a luta por direitos iguais e respeito para todos. Durante dois dias, o arco-íris tomará conta da praia, numa atmosfera de alegria, inclusão e amor, onde as pessoas se unem por uma causa em comum: o respeito. Tati Quebra Barraco e Pepita serão as atrações principais do evento.
– A programação terá início às 13h nos dois dias. Toda a festa acontecerá no palco que será montado no Bolsão da Juju, em frente ao Porto Príncipe. Além das atrações nacionais (Tati Quebra Barraco, dia 28, e Pepita, dia 29), teremos DJs, Drags e as cantoras locais Raylane Mendes, Thaís Neon e Michelle Rosa – contou Matheus Cardoso, presidente da ONG Iguais, que é a organizadora do evento.
Como acontece em outros anos eleitorais e em outras paradas espalhadas pelo Brasil, o tema escolhido aborda as eleições municipais que ocorrem no dia 6 de outubro: “Nossa voz, nosso voto, nossa vez”. A temática traz a importância da representatividade e da consciência de votar em quem luta pela causa LGBTI+.
– As paradas são na sua essência um ato político! E esse ato busca a inclusão e o combate à LGBTIfobia, e também políticas públicas que garantam nossas existências. Buscamos conscientizar nossa comunidade sobre votar em quem nos defende. Todo ano eleitoral, as paradas do Brasil, inclusive a nossa, levam temas sobre as eleições – destacou Glauce Bizzo, coordenadora da ONG Iguais.
O evento contará ainda com Área VIP. Para ter acesso, basta doar 2kg de alimentos não-perecíveis (exceto sal e açúcar), para cada um dos dias, na sede do Grupo Iguais, situada na Rua Roberto Silveira, 595, São Francisco. As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, até o dia 26 deste mês.
A Parada de Cabo Frio já se consolidou como um marco no calendário da cidade, atraindo tanto moradores quanto turistas que vêm de longe para participar dessa grande festa da diversidade. Será um fim de semana inesquecível, onde o orgulho será o protagonista, e a Praia do Forte, o cenário perfeito para esta celebração de igualdade e respeito.