Uma pesquisa divulgada na última semana mostrou que é grande o número de jovens adultos viciados em internet. Segundo a empresa de marketing Digital Clarity, 16% dos pesquisados apresentam algum sintoma de vício, admitindo gastar mais de 15 horas por dia online.
O estudo foi realizado com 1.300 jovens com idades entre 18 e 25 anos e mostrou que a desordem também faz com que os afetados sintam euforia nos momentos em que estão on-line e depressão e pânico quando estão desconectados da rede.
Apesar dos resultados os especialistas ainda se dividem sobre o que é de fato considerado dependência de internet. Passar horas on-line, ficar irritado ao ser interrompido durante a navegação na internet, sentir-se culpado após passar muito tempo na web, isolar-se da família e de amigos devido a atividades excessivas on-line, sentir euforia quando está conectado e pânico quando está off-line parecem ser os sintomas mais frequentes entre os jovens.
Estudos anteriores sugeriram que ‘dependência da internet’ seria um termo genérico para uma variedade de cenários que incluem jogar de forma excessiva ou ver pornografia obsessivamente. Eles mostram que esse vício é similar à dependência de drogas ou álcool e libera a substância química dopamina da mesma maneira. Outros psiquiatras acreditam que os efeitos do vício em internet são apenas sintomas de outros problemas psicológicos.