Uma pesquisa realizada na Inglaterra mostrou que para quem deseja ter mais saúde, até mesmo a atividade física nos fins de semana ajuda. Os atletas de fim de semana, ou aqueles que se exercitam apenas duas vezes por semana têm 30% menos chance de ter algum risco de morte.
O estudo levou em consideração mais de 60 mil adultos entre 1994 e 2012 e demonstrou que se o objetivo é ter uma boa saúde, a quantidade de dias não faz tanta diferença. Isso quer dizer que as pessoas que se exercitam apenas aos finais de semana podem ser tão saudáveis quanto as que se exercitam diariamente.
Em comparação a quem não realiza nenhuma atividade física, as possibilidades de se ter doenças cardiovasculares são reduzidas em 40% e de contrair câncer, 18%. Não muito diferente de quem tem uma rotina diária de exercícios. Comparado aos sedentários, esse grupo têm 35% menos chance de risco de morte, registram 41% casos a menos de problemas cardiovasculares e têm possibilidades de câncer reduzidas em 21%.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que as pessoas gastem pelo menos 150 minutos por semana em exercícios moderados. Quem tem apenas dois dias para se exercitar pode dividir em 75 minutos para cada um deles.