A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, vai realizar a terceira e última etapa da interligação de novas adutoras (tubulações de grande porte que transportam água) ao sistema principal. A obra de alta complexidade, que acontece na próxima terça-feira (6), vai resultar na ampliação do sistema, com mais uma rede para transportar água, permitindo melhor abastecimento em períodos de alto consumo, como o verão. Para executar o serviço, a concessionária terá que interromper temporariamente o sistema de distribuição, o que pode comprometer o fornecimento de água nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, principalmente nos pontos mais elevados. Os usuários cujos imóveis possuem reservatórios não serão impactados.
As atividades ocorrerão em quatro pontos às margens da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em São Pedro da Aldeia, e não haverá impacto no trânsito. O trabalho começará a partir das 5h e deverá ser encerrado às 21h, podendo ser antecipado, caso não ocorra nenhum evento fora do esperado. A operação do sistema será retomada imediatamente após a conclusão dos serviços e a normalização do abastecimento se dará de forma gradativa, podendo levar até 24 horas.
A Prolagos orienta a população a manter os reservatórios cheios e o registro do hidrômetro sempre aberto. Para minimizar os impactos, atividades que utilizam muita água, como lavagem de roupa, limpeza de casa ou similares devem ser evitadas durante a parada programada.
O atendimento emergencial, caso necessário, a hospitais e postos de saúde será feito por meio de caminhões-pipa até a normalização do sistema. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está à disposição pelo número 0800-7020-195.