A contagem regressiva para o natal finalmente começou! Com a tradição de se reunir para celebrar a véspera já planejada, só falta ajeitar os últimos detalhes e aproveitar a comemoração até a hora de trocar os presentes. Mas falando em tradição e presentes, você sabe a origem do bom velhinho, o Papai Noel? É uma pergunta meio óbvia, mas se pararmos para pensar ficamos sempre em dúvida.
A verdade é que a origem do bom velhinho se perde no tempo, mas na tradição da Igreja Católica, o Papai Noel seria de fato o Santo Nicolau de Mira, que foi um bispo grego do século IV depois de Cristo. Era costume desse santo dar presentes e ser uma pessoa bastante pacífica e amigável com crianças. Após ser nomeado como santo da Igreja, o dia de prestar homenagem ao Santo Nicolau ficou como dia 6 de dezembro e era quando as crianças recebiam presentes. Contudo, para se adequar as festividades de 24 e 25 de dezembro, a data do Santo Nicolau foi modificada, passando assim a ser conhecido como Santa Claus ou Papai Noel.
Mas foi em 1823, com a poesia de Clement Clarke Moore, que a imagem do Papai Noel ficou ainda mais próxima com a que conhecemos hoje. A poesia “Uma visita de São Nicolau” é considerado um verdadeiro marco sobre o Papai Noel, pois ele estabeleceu um conjunto de elementos que seriam inspiração para as ilustrações que se seguiram por todo o século XIX. E em 1920, a revista The Saturday Evening Post apresentou sua capa de dezembro com uma ilustração do Papai Noel inovadora. Desenhado por Norman Rockwell, a figura mostrava um Papai Noel mais realista do que qualquer imagem anterior.
Da lenda à propaganda
Já havia se tornado comum as empresas utilizarem o Papai Noel para as propagandas de natal, mas foi a Coca-Cola que iniciou um marketing com uma figura mais realista ao estilo de Rockwell. Com a intenção de promover o consumo de refrigerante no inverno, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem que conhecemos atualmente do Papai Noel.
Quer saber mais um fato curioso? A tradição dos países do norte da Europa, diz que o Papai Noel vive na Finlândia! Isso mesmo, nada de Polo Norte! Localizado na cidade de Rovaniemi, na Lapônia, o escritório do Papai Noel é conhecido como “Santa Claus Office” e recebe cartas de todo o globo. E por causa disso, a colônia finlandesa chamada Penedo, no estado do Rio de Janeiro, se autodeclarou como a “residência de verão” do Papai Noel.