sexta-feira - 9/05/2025

Retrocesso

Várias atitudes da nova gestão de Cabo Frio estão deixando a população indignada e surpresa, até porque muitos afirmavam que a vida ia melhorar. A pergunta agora é: será?

Além do Mundo de Oz mostrado nas redes sociais, na prática, o que estamos vendo é o mais do mesmo: demissões injustificáveis na saúde, falta de profissionais nos postos, salários sendo pagos de forma errada, ruas esburacadas e, hoje, o encerramento das atividades do Núcleo PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) que funcionava no bairro Jacaré.

Mais de duas mil pessoas eram atendidas mensalmente no local que começou as atividades em 2020, atendendo os profissionais que trabalhavam na linha de frente no combate à COVID-19. Desde então, o programa ganhou respeito, mudando de forma positiva a vida de centenas de pessoas.

O Núcleo oferecia atendimentos com uma ampla gama de práticas integrativas: Acupuntura, Auriculoterapia, Homeopatia Popular, Barras de Access, Reiki, Ventosaterapia, Ozonioterapia, Ayurveda, Quiropraxia, Laserterapia, Cromoterapia, Naturopatia, Aromaterapia, Hipnose e Florais, com excelência reconhecida e aceitação total da população e profissionais da área da saúde.

A Rede PICs RJ divulgou uma nota de solidariedade lamentando “o encerramento abrupto das atividades do Núcleo”. Ainda de acordo com a nota, o fechamento do local representa um retrocesso na Saúde Pública.

Nos corredores da Secretaria de Saúde, o comentário é que a atitude foi tomada para redução de custos. Sério mesmo? É para a população engolir mais essa? Ao que sabemos, mais da metade dos profissionais que atuavam no Núcleo eram voluntários, que tinham a promessa de contratação. Mas, a espera terminou hoje com o fechamento do local e, por parte do governo, mais promessas não cumpridas.

É triste ver que algumas coisas não mudam, que profissionais não tem vez e muito menos voz. É inadmissível tamanho retrocesso!

A vida vai melhorar? Quando? Pra quem? Até agora somente um pequeno e seleto grupo foi beneficiado. Esperamos e torcemos para que a cidade cresça, que realmente o governo seja para todos e se torne referência, não negativa (como infelizmente está ocorrendo nos últimos meses), mas exemplo de competência e seriedade com os recursos públicos. Até lá, diferente de muitos veículos que adotaram a “lei do silêncio”, vamos continuar lutando por uma sociedade mais justa e serviços de qualidade para a população.

Nosso respeito e solidariedade a toda equipe que trabalhava no Núcleo PICS Cabo Frio. Cada um de vocês merece nosso abraço, carinho e acolhimento. Obrigada!

ATENÇÃO: As opiniões expressas no texto são de inteira responsabilidade do seu autor.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Descubra mais sobre Elegante OnLine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading