“Vamos propagar o amor?” foi o convite da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras direcionado a comunidade escolar para promover, nesta quinta-feira, 20, atos de gentileza ao próximo. Seja um bilhetinho, uma flor, um bombom ou um sorriso, tudo vale para demonstrar carinho e empatia.
Uma série de fotos dos alunos da Rede Municipal de Ensino com as frases motivacionais postadas nas redes sociais da Secretaria destacaram durante a semana que a escola é lugar de integração, de amor, de arte, de alegria e de construção de conhecimentos. Para a coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança, é muito importante que toda a comunidade escolar se lembre de que a escola é lugar de aprendizagem significativa.
“Nesse momento é muito importante mostrar o quanto o ambiente escolar tem potencial de transformar, positivamente, qualquer cenário de instabilidade. A escola é um lugar de paz, do bem e do conhecimento. Além de garantir a aprendizagem significativa, a nossa missão é dar visibilidade aos afetos que dão base ao saber”, destacou a coordenadora.
Logo cedo, na entrada do turno da manhã, a gestora da Escola Municipal Rio das Ostras, Valéria Almeida, reuniu alunos e responsáveis no pátio da unidade para um ato em favor da paz. Leitura compartilhada e apresentações das crianças compuseram o momento.
Na região Norte da cidade, a Escola Municipal Simar Machado Sodré, que atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolveu um projeto na Sala de Leitura a partir do livro “O Gentileza gerou gentileza”, de Santhiago Gomes de Almeida. Na ação, os alunos, além de ouvir a história, desenvolveram flores de origami para oferecerem às pessoas, escreveram bilhetes e fizeram vídeos destacando o poder da gentileza no dia a dia, como contou a diretora-geral da unidade, Alessandra Bastos.
Toda a comunidade da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na parte central da cidade, também iniciou o dia com um ato pela paz no pátio da Unidade, reunindo alunos, professores e todos os colaboradores da escola. “Parabéns aos profissionais envolvidos pela sensibilidade e por realizarem este momento tão importante e significativo para toda comunidade educativa, fortalecendo vínculos e promovendo o engajamento e sentimento de pertença entre todos”, disse a coordenadora das Orientadoras Educacionais do Município, Ana Luiza Mendes. Outras Unidades desenvolvem, ao logo de todo o dia, atividades diversificadas para reforçar os laços de amizade, paz e empatia nas escolas do Município.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação