No começo do ano foi lançado o novo modelo de carteira para o trabalhador brasileiro. Apelidado de carteira digital, o documento que se assemelha ao documento de passaporte, tem, além das folhas para as anotações do histórico do empregado, uma tarja magnética e uma numeração única para todas as vias. O objetivo é coibir as falsificações.
Nesta quinta-feira (14), no município de Duque de Caxias, as primeiras carteiras digitais começaram a ser entregues. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, desde o último dia 23, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda vem recolhendo inscrições de interessados em fazer a primeira ou segunda via do documento. Um ônibus itinerante da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec) recebe pedido de cidadãos de quatro distritos do município. Até o momento, cerca de 500 pessoas se candidataram para receber o documento.
Segundo o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Caxias, Ezequiel Domingues Lourenço, o prazo de 20 dias para entrega do documento pretende ser reduzido. “Vamos começar a tentar entregar a carteira em dez dias”, disse. “Com essa carteira, a pessoa terá facilidades no futuro até mesmo para retirar uma segunda via em qualquer lugar, só vai precisar fornecer o nome e o número do CPF. Não vai precisar mais bater (os dados) nem de foto. Tudo já estará pronto definitivamente”, acrescentou.
Os interessados em obter o documento podem procurar o ônibus itinerante com CPF, carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência e a carteira profissional antiga, se tiver. Para buscar o documento pronto, é preciso agendar pelo número (21) 3661-9688.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, idealizador do novo documento, diz que a ideia, no futuro, é substituir a carteira de papel por um cartão, que vai permitir ao trabalhador acompanhar se o empregador está depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e recolhendo a contribuição previdenciária.