Categoras: Saúde

Saiba como a meditação pode ajudar na busca por mais saúde

Publicidade

A busca pelo bem-estar leva cada vez mais pessoas a procurar um momento para relaxar e afastar todos os problemas de uma vida corrida e agitada. Nessa procura por hábitos mais saudáveis, a prática regular da meditação pode fazer a diferença vida de muita gente, já que é um excelente caminho para ganhar mais qualidade de vida e controlar o estresse diário.

Apesar de ser uma prática milenar, a meditação nunca foi vista como algo muito importante. Somente na década de 1960 é que os benefícios começaram a ser pesquisados com mais seriedade. Em 1967, o professor de Harvard, Dr Hebert Benson, descobriu que pessoas em estado meditativo usavam cerca de 20% menos oxigênio. Além disso, apresentavam menor pressão sanguínea e aumento na produção de ondas cerebrais. Essenciais para ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Desde então, a meditação vem sendo estudada através de inúmeros estudos. Ao invés de focar apenas no desenvolvimento espiritual, a meditação passou a ser utilizada como ferramenta para promover o relaxamento, obter mais saúde e afiar a mente.

O médico americano Jon Kabat-Zinn criou um programa chamado “Redução de estresse com Mindfulness“ em 1979. O intuito era tratar de pacientes com dores crônicas que não respondiam aos tratamentos convencionais. Atualmente a técnica é usada em hospitais, clínicas, escolas, bases militares, em treinamentos de atletas de elite e em empresas.

Além disso, um estudo feito pela Unifesp, em parceria com o Hospital São Matheus, contou com um grupo de 140 idosos praticando meditação por 2 meses, 2 vezes por semana. Metade dos participantes que seguiu a risca a prática da meditação duas vezes por semana e relataram resultados bastante significativos:

  • 71,19%relataram melhorias na postura;
  • 64,41%afirmaram estar respirando melhor;
  • 62,71%conseguiram aumentar a disposição;
  • 57,63%experimentaram redução de dores físicas
  • 45,76%tiveram melhorias em doenças crônicas (junto com o tratamento convencional);
  • 37,29%relataram mudanças no hábito intestinal.

A meditação também pode ser um alívio para uma das dores mais chatas que existem: a dor de cabeça. Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, 19 pessoas que sofriam com crises de enxaqueca constante começaram a meditar, por 8 semanas.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Monte Alegre recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

A Prefeitura de Cabo Frio promove no sábado (11) a ação social “Cras na Praça”,… Leia Mais

8 de maio de 2024

Búzios promove Encontro de Mães Atípicas em comemoração ao Dia das Mães

A Prefeitura, por meio das secretarias da Mulher e da Pessoa com Deficiência promove o… Leia Mais

7 de maio de 2024

Saquarema oferece 20 vagas em curso gratuito de Designer de Sobrancelhas

A Prefeitura de Saquarema está disponibilizando 20 vagas para o curso profissionalizante de Designer de… Leia Mais

6 de maio de 2024

Este site utiliza cookies