A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está disponibilizando 300 kits compostos por sementes de hortaliças para o plantio de hortas domésticas. Eles podem ser retirados na sede da Secretaria de Agricultura. Cada kit possui sementes de tipos diferentes de verduras de forma sortida. São elas: alface crespa, cebolinha, coentro, quiabo, rúcula, tomate e salsa.
Mesmo residências com pouco espaço e em área urbana podem comportar hortas de pequeno porte. Elas dão acesso a hortaliças frescas e sem resíduos químicos, como agrotóxicos. “O objetivo da Secretaria de Agricultura é possibilitar que a população consuma alimentos 100% orgânicos. Além disso, o manejo das hortaliças proporciona um contato terapêutico da população com a natureza, independente da limitação imposta pelo espaço onde morem”, explicou o secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro.
Para incentivar a iniciativa, vídeos que ensinam a maneira correta de cultivo serão disponibilizados na página oficial da Prefeitura de São Pedro da Aldeia no Facebook. O passo a passo explica, por exemplo, que três fatores importantes precisam ser observados para que o cultivo dê certo: a presença de luz solar, solo enriquecido e nutrientes.
A produção das primeiras mudas pode ser feita provisoriamente com material reaproveitado, em caixas de ovos ou copos descartáveis de café para que depois sejam transferidas para o local definitivo. Garrafas pets cortadas, jardineiras e vasos de plantas comuns também podem ser utilizados para a semeação direta.
Quando há espaço disponível, como em casas com terreno, é possível a criação de um canteiro para o plantio dos vegetais. O preparo da terra foi outro assunto abordado nos vídeos preparados pela pasta.
A Secretaria de Agricultura funciona na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas, das 8h30 às 17h, junto ao Horto Escola.