Alunos da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um esmalte capaz de detectar a presença de drogas em bebidas. O produto promete ajudar mulheres na prevenção ao golpe chamado “Boa noite Cinderela”. Ao entrar em contato com líquidos adulterados, o novo esmalte chamado Undercover Colors, muda de cor.
A ideia é que assim mulheres possam identificar traços dos componentes ilegais em bebidas e prevenir casos de furto e violência sexual. “Queríamos focar em soluções preventivas, especialmente as que poderiam ser integrados em produtos já utilizados pelas mulheres”, conta o estudante Ankesh Madan que participou da criação do produto.
Este não é o primeiro tipo de produto desenvolvido para ajudar na descoberta de substâncias usadas em crimes do tipo. Entretanto, o esmalte é a ferramenta mais discreta entre as já inventadas, já que não deixa transparecer que a pessoa suspeita que sua bebida foi adulterada. Entre outras criações, canudos e mexedores de bebida que mudam de cor, além de projetos para criar copos de vidro, garrafas e latas com a mesma finalidade.