Quando dizem que a política é uma caixinha de surpresas, tenho que concordar plenamente. O fogo no parquinho está movimentando três importantes municípios da Região dos Lagos: Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.
Na península, a Câmara Municipal e a Prefeitura já abriram mão das gentilezas e, inclusive, a Etapa Estadual de Motocross e Supercross foi cancelada pelo prefeito buziano, que alegou não ter recursos necessários para a realização do evento, uma vez que a Casa Legislativa não aprovou a suplementação orçamentária, cerca de R$ 22, 7 milhões. Ainda segundo o chefe do Executivo, outras áreas também podem ser afetadas, inclusive a saúde.
Nos bastidores da Câmara de Búzios, o que se fala é que o prefeito não cumpriu alguns acordos e, teria deixado à deriva, até os vereadores de base. A reclamação é generalizada. Já os comentários nos corredores da Prefeitura é que os legisladores estão pressionando o prefeito pois querem uma secretaria. Será? Vamos aguardar os próximos capítulos…
Em Cabo Frio a opinião sobre o atual governo começou a se dividir. Até os mais próximos, que brigavam por causa e em nome do prefeito, estão calados. Já se passaram 100 dias da nova gestão e algumas coisas continuam sem a devida atenção. O Centro da cidade está abandonado e o que mais vemos são lojas fechando as portas e o desemprego crescendo. É preciso, com urgência, de um plano de ação.
E o que dizer das políticas públicas para as mulheres? Uma jovem de 24 anos foi assassinada na semana passada e, até agora, nada! Pior… a informação é que a vítima tinha medida protetiva contra o ex-companheiro. Estranhei o fato da Coordenadoria da Mulher de Cabo Frio não se pronunciar… e, com isso, o índice de feminicídio só cresce. Me causa até espanto a imprensa ter parado de falar sobre o assunto, uma vez que, no dia do crime, não se abordou outra coisa… e olha que foi no mesmo dia que a Polícia Federal foi na casa do prefeito (mas tudo bem, alguns não podem falar o que deveriam, né?).
Ainda no município cabo-friense, o que mais se fala nos últimos dias é da candidatura da primeira-dama, Aline Rabelo, ao cargo de deputada estadual. E os babados não param por aí… Eis que nesta sexta-feira (25) alguns sites falaram que o governo está sendo traído por um secretário (sem nome revelado) que se juntou com a oposição. Será verdade ou apenas uma tentativa frustrada de vitimizar a atual gestão?
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito já perdeu a maioria na Câmara. Agora vemos vários vídeos denunciando o mau funcionamento de algum setor. Estranhamente isso não ocorria antes, mas, agora, alguns pensam: “não pode ser reeleito mesmo”. Isso até é verdade, mas esquecem que terão que amargar mais de três anos no deserto; ou melhor, sem os conhecidos benefícios. Fato é que o amor acabou!
Esses municípios prometem protagonizar muitas cenas quentes, dignas de novela. Alguns políticos esquecem que a politica é dinâmica: muda o tempo todo. Outros, ainda novatos, não estão dando a devida atenção à população e sequer sabem a função que exercem (especialmente vereadores).
Cabe a imprensa séria mostrar a realidade dos fatos, a população cobrar de quem elegeu e os políticos lembrarem que, na verdade, trabalham pra gente, pois são pagos com recursos públicos.
Nessa Selva de Pedra, poucos tem a hombridade e seriedade de mostrar a verdade, com elegância, profissionalismo e respeito. Mas isso também não tem problema… o povo já sabe quem está na folha de pagamento para divulgar somente o “Mundo perfeito de Alice”.