O Ser Humano é gregário por natureza e somente existe em função dos seus inter-relacionamentos grupais. Contudo, é necessário se auto conhecer. Através deste raciocínio, Ariadne Oliveira, psicóloga, atuante em Cabo Frio e na Região dos Lagos realiza trabalhos em grupos terapêuticos para que deficientes físicos se encontrem em seus rumos na vida.
O Grupo para Pessoas com Deficiências, sejam elas: físicas, mentais, entre outras tem contribuição marcante na elaboração da auto estima, diretamente ligada as frustrações do dia a dia, abrange uma gama de conteúdos oriundos do contato com o outro abrindo uma porta para que ocorra a identificação, para durante o processo possamos trabalhar o elemento individual do sujeito, entre outros. “Em um Grupo Terapêutico a principal meta está em colocar o sujeito em contato com o outro que vai, de alguma forma, espelhar sua própria sombra”, conta a psicóloga. Naturalmente, durante o processo, os mitos e comportamentos até então solitários são compartilhados e passam ter um lugar possível ao passo que o paciente “se veja inserido, e não mais uma parte isolada”.
Além de toda a ajuda que pode oferecer ao próximo, Ariadne se sente muito grata e cheia de aprendizados. “O Deficiente, mais especificamente o físico, por anos vem buscando ser visto. Estes, que buscam uma saída da ‘toca’, se expõem, como qualquer um. O deficiente é eficiente na sua forma de pensar. Tem força no desejo. Muitas vezes fala com os olhos. Briga e grita, mesmo que a voz não saia. Pinta, borda, canta, dança, faz amor e deseja. O Grupo Terapêutico das Pessoas com Deficência vem modificando cada um em seus desejo mais secretos.”
Ariadne Oliveira é Psicóloga, especialista em Saúde Mental, dependência Química, Deficiente Físico, terapia de Grupo, terapia de família, psicoterapia individual infantil e adulto. Psicomotricista infantil. Conheça melhor a Espera Psi clicando aqui.