De olho no cumprimento das exigências higiênico-sanitárias em supermercados, restaurantes e lanchonetes de Cabo Frio, a Superintendência de Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas interdições de estabelecimentos comerciais, nos últimos dias. Ao todo foram três supermercados, cinco cozinhas de restaurantes e lanchonetes e dois depósitos.
Todos passaram por inspeção, após a Vigilância Sanitária receber denúncias diversas relatando problemas como presença de roedores, produtos vencidos, estragados ou mal-condicionados. Nesta sexta-feira (14), um supermercado localizado no Centro, foi parcialmente interditado. Na Rua Porto Alegre, no bairro Palmeiras, cinco cozinhas e dois depósitos de bebidas também foram fechados.
De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária, Emanuel Molina, todos os estabelecimentos comerciais foram notificados e receberam prazos para que obras e adequações fossem realizadas, para a desinterdição.
“No caso do supermercado do Centro, a equipe encontrou produtos sem datas de validade, sem condições de consumo. Foram 59,65kg de ponta de frios, 12,45kg de pizza da casa, 16,75kg bacon fatiado, 2kg de carne seca, 14,4kg de queijo prato fatiado e 2kg de linguiça paio localizados nestas condições e descartados. Além disso, parte do depósito de bebidas foi interditado por estar em condições insalubres”, relata o superintendente.
Ainda segundo ele, o mercado recebeu um prazo de sete dias para regularizar a situação. A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária voltará ao local para verificar se as medidas corretivas foram implantadas.
Já na Rua Porto Alegre, no início da tarde deste sábado (15), a Vigilância Sanitária retornou aos estabelecimentos que tiveram as cozinhas interditadas e das cinco, três foram liberadas após realizarem obras e atenderem às exigências sanitárias. A equipe de inspeção retornará na segunda-feira (17) para verificar os estabelecimentos que não foram encontrados abertos neste sábado.