Um das primeiras coisas que fazemos quando o frio chega é tirar o casaco do armário. Mas é necessário manter a atenção nos cuidados com a saúde. As mudanças bruscas de temperatura causam um estresse no corpo, fragilizando a resistência principalmente de crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. E nessas horas que é essencial se desfazer de alguns antigos hábitos. Fechar os ambientes em casa, no trabalho, no carro e até mesmo no transporte coletivo, é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. Além de ser um dos principais motivos que acabam atrapalhando a imunidade do organismo.
- Ambientes fechados ajudam a proliferar os ácaros, fungos e mofo mais rapidamente, então deixe o ar circular no ambiente.
- Deixe uma fresta da janela aberta no transporte e em casa durante o dia, tente evitar muitas aglomerações.
- E você se você tem algum tipo de alergia, é sempre aconselhável lavar as roupas que estão guardadas há certo tempo.
- Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo.
- Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário. Não se esqueça de passar com ferro quente.
- A alimentação deve ser balanceada, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes.
- As frutas são essenciais, principalmente, aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, pois ajudam a prevenir gripes e resfriados.
- Não esqueça de beber bastante água. Quando a pessoa está desidratada ela não produz adequadamente as substâncias que previnem infecções.