Saúde

Beber café diariamente pode aumentar expectativa de vida, diz pesquisa

Uma boa notícia para quem é apaixonado por café. Dois grandes estudos internacionais divulgados recentemente afirmam que beber café diariamente, de forma moderada, pode ajudar a prolongar a vida.

A primeira pesquisa, dirigida pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), observou que pessoas que consomem de uma a três xícaras de café diariamente têm vida mais prolongada em relação àqueles que não bebem. Neste estudo, foram examinados os dados de mais de meio milhão de pessoas entre 10 países da Europa.

O segundo estudo ainda concluiu que os benefícios independem de o café ter cafeína ou ser descafeinado. Os consumidores da bebida apresentaram um menor risco de morrer por doenças cardíacas, câncer, derrame, diabetes e doenças respiratórias e renais. Segundo a pesquisa, os que tomam ao menos uma xícara por dia tem 12% menos chance de morrer em comparação aos que não bebem café. Já os que bebem de duas a três xícaras tinham o risco de morte reduzido em 18%.

No entanto, vale alertar que os estudos foram realizados de forma apenas observacional. Ou seja, não há nada que comprove a ligação entre o café e os benefícios citados, somente uma associação entre o consumo e uma e uma propensão à longevidade.

 

Anteriores

'Falar sozinho' no Whatsapp pode ser útil para salvar informações; saiba como usar

Próximas

3ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoas Havaianas em Cabo Frio

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *