Búzios recebe a partir desta quinta-feira (6) mais uma edição do maior festival de filmes franceses fora da França, o Festival Varilux de Cinema Francês. O evento acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil e novamente escolheu o balneário da Região dos Lagos como um dos pontos de exibição.
Este ano, em sua décima edição, o festival conta com 17 longas-metragens dos mais variados gêneros e temas. Ao longo de todo o mês de junho, turistas e moradores poderão conferir filmes que passam pela comédia, animação, ação entre outros, com algumas obras ainda inéditas no país.
A abertura do festival para o público será no próximo dia 6, mas o festival acontece até o dia 19 de junho. Em Búzios, as exibições em Búzios acontecem no Gran Cine Bardot, com ingressos custando R$ 36,00 inteira e R$18,00 meia.
Sobre o Festival
O Festival Varilux de Cinema Francês acontece em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.
Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. E não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas. Mas também um espectador comum, interessado na diversidade cultural. O festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.
O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.