Atualidades

Cabo Frio inaugura sinalização de trilhas sustentáveis

As trilhas ecológicas no município de Cabo Frio têm como finalidade aproximar o visitante do ambiente natural, despertando o interesse pela natureza e principalmente pela observação científica e conservação da biodiversidade.

O Projeto ‘Trilhas Sustentáveis’, desenvolvido em 2020, foi planejado pela Secretaria de Turismo, validado pelo Conselho Municipal de Turismo e executado em ação conjunta com Secretaria de Meio Ambiente, Parque Estadual Costa do Sol – INEA, Guarda Marítima e Ambiental e COMSERCAF/Ecomix, com o intuito de se tornar referência em modelos de trilha em unidades de conservação, fortalecendo a prática do Turismo da Natureza e promovendo a conscientização a partir de placas identificativas, interpretativas e informativas sobre o local, além de incentivar o uso de QR codes.

As trilhas do projeto são instrumentos de educação ambiental, tornando efetiva a integração socioambiental, proporcionando o conhecimento dos recursos naturais e a valorização do ecossistema com um modelo diferenciado de sinalização rústica, produzida por artesão local, com a utilização de matéria prima composta de madeiras reaproveitadas de uso doméstico e/ou coletadas em estaleiros.

O projeto também busca tornar as trilhas sustentáveis um espaço que pode ser compreendido e sentido pelo visitante, ao mesmo tempo fomentando a economia local e agregando valor ao ambiente utilizado de forma consciente.

No dia 13 de novembro, em homenagem ao aniversário da cidade, foi inaugurada a trilha do Farol da Lajinha. E nesta terça-feira (15), em uma condução restrita, exigência deste período de pandemia, foi inaugurada a sinalização da trilha do Morro do Vigia, no bairro Peró.

Anteriores

Novo Decreto determina ocupação máxima de 50% nos estabelecimentos comerciais de Búzios

Próximas

Ambulantes do Renda Alternativa, em Rio das Ostras, devem se recadastrar até dia 22

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *