O artesanato chega com tudo nas oficinas presenciais da Fundação Rio das Ostras de Cultura que serão ministradas à população na Casa de Cultura, no Centro; e no Empório da Estação, em Rocha Leão, no período de 26 a 30 de julho. Para não perderem a oportunidade, gratuita, os interessados devem fazer logo a inscrição, pois as vagas são limitadas por conta da pandemia.
Para as oficinas na Casa de Cultura, realizadas sempre no horário de 10h às 12h, as inscrições são pelo telefone (22) 2764-1768. Na segunda, dia 26, o tema será “Cachecol de Tricô”, com a artesão Rosa Helena. É recomendado que o aluno leve dois novelos de lã e uma agulha para tricô nº 5 ou 6. Já na terça, dia 27, a professora Elza Lopes Coimbra vai dar uma aula para quem quer aprender a confeccionar sousplat em crochê. O aluno dessa oficina deve levar sua própria tesoura.
Os interessados em aprender a trabalhar com madeira, não devem perder a oficina de quarta, dia 28, que terá o tema “Entalhe em Madeira”, com o professor Gilberto Conde da Silva. Nessa oficina serão aceitos apenas dois alunos. No entanto, haverá a mesma oficina à tarde, das 14h às 16h, com mais duas vagas.
A artesã Jandira Moraes vai ministrar a oficina “Patchwork Bloco Nine Patch” na quinta, dia 29, e a professora pede que o aluno leve 0,5m de dois tecidos, tesoura, lápis, alfinete, régua, cortador circular, linha, fita métrica e placa de corte. Fechando a semana, Rosa Helena vai voltar a Casa de Cultura para realizar a aula de gorro de tricô, onde o participante deve levar u novelo de sua preferência e agulha de acordo.