Atualidades

Cientistas brasileiros encontram planeta que pode ajudar a encontrar uma “Nova Terra”

Cientistas brasileiros estão à frente do grupo responsável por localizar um novo planeta com massa semelhante à de Júpiter que pode ser a chave para encontrar planetas similares à Terra . A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (15) em um comunicado do ESO, Observatório Europeu Sul, instalado no Chile. O exoplaneta orbita a estrela HIP 11915, que tem aspectos similares às do Sol.

A descoberta traz novas possibilidades de estudos, pois, a distância do novo planeta para a estrela que orbita é praticamente a mesma que Júpiter possui em relação ao Sol. Logo, os cientistas acreditam que a região tenha as mesmas características do nosso Sistema Solar.  Isso porque o desenvolvimento de vida na Terra foi possível graças à presença de Júpiter e de sua influência gravitacional exercida no Sistema Solar durante a fase de sua formação.

O professor Jorge Melendez, da Universidade de São Paulo (USP), foi quem liderou a equipe e é coautor do artigo científico que descreve os resultados. Para ele, “a procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0 completo é um dos esforços mais excitantes da astronomia”. Embora já tenham sido detectadas centenas de planetas do tamanho do nosso e outros menores ou maiores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja água líquida em sua superfície.

A estrela HIP 11915 é, principalmente após a descoberta deste novo planeta, uma das mais promissoras candidatas a abrigar um sistema planetário semelhante ao nosso.

Anteriores

Bebê com miopia vê os pais com nitidez pela primeira vez e vira hit nas redes sociais

Próximas

Após mortes, governo russo cria campanha para selfie seguro

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *