O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Co-Rio) anunciou nesta quinta-feira (15) como será o processo para realização da compra dos ingressos. Quem quiser assistir aos jogos terá que contar também com sorte, pois a venda será feita a partir de sorteios. Funcionará assim. A primeira coisa a se fazer é se cadastrar no site oficial www.rio2016.com/ingressos até o final de fevereiro.
Este cadastramento é obrigatório. Os donos dos mais de 7,5 milhões de ingressos serão definidos por sorteios, no qual o primeiro acontecerá em março. Quem não for contemplado neste sorteio, terá prioridade para o segundo, em julho. A expectativa dos organizadores é que entre 60% e 70% dos ingressos sejam vendidos nessa etapa.
Cada torcedor poderá escolher bilhetes de até 20 eventos diferentes. Nos mais disputados, como a final dos 100m livres na natação ou a do vôlei de quadra, o limite de venda é de quatro ingressos por pessoa. Nos outros eventos, seis.
Em outubro, será aberta a venda online, com preferência para quem acessar primeiro o site da Rio 2016. Em junho de 2016, haverá venda em bilheterias, se ainda não tiver se esgotado toda a carga.
Os preços variam entre R$ 40 a R$1.200 para os jogos. Há meia entrada para maiores de 60 anos, estudantes e pessoas com deficiência. Para comprar um bilhete, é necessário ter mais de 18 anos, CPF e um cartão de crédito emitido no Brasil da bandeira da patrocinadora dos Jogos (Visa). Quem não tiver cartão de crédito, pode fazer um cartão de débito virtual pré-pago, que pode ser carregado através de boleto bancário.