Poucos alimentos conseguem agradar tantas pessoas diferentes como pasta de creme de avelãs Nutella. O amor é tão grande que desde 2007 existe um dia para celebrar o alimento. O Dia da Nutella é comemorado todo dia 05 de fevereiro por todos aqueles que adoram o sabor. A ideia surgiu em um blog de uma americana e uma italiana com o intuito de reunir fãs do produto para compartilhar receitas, ver fotos pratos feito com ele e celebrar tudo o mais que estiver relacionado ao doce.
A marca também faz jus ao sucesso. O creme de avelã pode ser encontrado em mais de 75 países e o número de vendas por ano daria para cobrir mais de mil estádios de futebol. Além de ser um dos perfis com mais seguidores na rede. Em 2009, a fanpage da Nutella no Facebook reunia mais de 2 milhões de fãs, o que lhe garantia o 3º lugar das páginas mais curtidas na rede social, perdendo apenas para a Coca Cola e o presidente norte americano, Barack Obama.
Outra curiosidade é que dois personagens históricos foram fundamentais para a popularização da pasta. Ninguém menos que Napoleão e Hitler. É que a Nutella surgiu como alternativa ao chocolate convencional, que era um produto escasso e muito caro durante os períodos de guerra. Sendo assim, os confeiteiros italianos da região de Turim começaram a adicionar avelãs picadas ao chocolate para que ele rendesse o máximo possível. Essa mistura ganhou o nome de “gianduia”.
Durante a Segunda Guerra Mundial um confeiteiro italiano chamado Pietro Ferrero aperfeiçoou a pasta Gianduja e rebatizou o produto em 1964 com o nome que conhecemos até hoje. Surgia assim o primeiro pote de Nutella.
Para celebrar esse dia não poderíamos deixar de mostrar uma receitinha com a pasta mais famosa do mundo. É rápida, prática e super deliciosa! Experimente!
Brigadeiro Gourmet de Nutella
Ingredientes
(receita da Cozinha da Janita)
- 1 lata de leite condensado;
- 2 colheres de sopa de Nutella;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- 50ml de leite;
- avelãs trituradas para confeitar ou o confeito de sua preferência.
Etapas
- Misture todos os ingredientes (menos as avelãs/confeitos) e leve ao fogo baixo até atingir o ponto de brigadeiro (quando você conseguir ver o fundo ao passar a colher de pau ou o pão duro);
- Retire do fogo e deixe esfriar;
- Você pode enrolar e confeitar com as avelãs, ou com o granulado ou ainda comer na colher, provavelmente da mesma forma que comemos Nutella.