O feriado foi de movimentação na Região dos Lagos mesmo com as barreiras sanitárias em alguns municípios. Em Arraial, um dos destinos mais procurados, a Secretaria de Turismo emitiu 3,5 mil vouchers para os meios de hospedagem que seguem a Cartilha Arraial Limpo e Seguro e respeitaram o limite de 50% da capacidade de hospedagem e registrou uma movimentação de aproximadamente 10 mil veículos de sexta à segunda-feira, sendo eles de turistas hospedados também em casas de aluguel e proprietários de imóveis.
O número de carros barrados nas Barreiras Sanitárias também foi elevado. Segundo informações da Prefeitura, 3.713 veículos foram impedidos de entrar no município e 36 pessoas foram multadas por não cumprirem a determinação do uso de máscara de proteção facial.
Os veículos barrados estavam em desacordo com os Decretos Municipais, que permitem a entrada somente de moradores e proprietários de imóveis (com comprovante de residência no Município), prestadores de serviços e turistas com o voucher oficial que comprove hospedagem na cidade. Destes, apenas 1.194 foram ontem (7), no considerado “bate-volta”, ainda proibido.
A flexibilização gradativa é pensada para que a cidade que registrou os menores índices de contágio da Região dos Lagos não venha sofrer um surto de coronavírus e seja obrigada a adotar medidas mais rigorosas novamente.