Os bebês são considerados recém nascidos até o 28º dia após o nascimento. Nesse período inicial da vida do bebê, a atenção da parte dos pais com o novo membro da família exige uma série de preocupações especiais. Nós listamos 16 pra você. Conheça alguma delas:
1. Quando esperamos um bebê, começamos a imaginar como ele será. As mãozinhas, os pezinhos, a cor do cabelo e, é claro, a cor dos olhos. É normal que muitos bebês nasçam com os olhos claros e, depois, mudem de cor.
2. O cabelo do bebê serve para mantê-lo aquecido, assim como é a função dos pelos do braço de um adulto. É por isso também que os prematuros costumam ter mais pelos no corpo.
3. Quando o bebê chora ao tomar vacinas, a gente fica com dó, mas tem que ter consciência de que elas são muito importantes para evitar o desenvolvimento de doenças que podem se tornar graves, ainda mais para um bebê, que está tendo os seus primeiros contatos com o mundo exterior.
4. Um dos principais dilemas para os pais de recém-nascidos têm são as cólicas. Elas são recorrentes e não existem explicações concretas sobre o a incidência destas. Infelizmente, essa dor é normal entre a maioria dos bebês e costuma ocorrer entre duas e três semanas de vida e parar por volta dos três ou quatro meses.
5. Falando em cólica, quando o bebê começa a chorar e nada resolve, alguns pais recorrem a alguns métodos para minimizar as dores. Algo que pode resolver e ainda é gostoso de fazer, é uma massagem caseira!
6. É essencial cuidar do umbigo do recém-nascido, mesmo que muitos pais ainda sintam medo! O coto umbilical não é esse terror todo e não precisa ter tanto receio. Ele não dói, porque não tem nervos. Trata-se de ser somente um pedaço de pele da mãe.
7. O famoso banho de sol é um dos hábitos que as mães de recém-nascidos precisam adotar com seus bebês. Ele é essencial para ativar a vitamina D, recebida pelo leite materno, no corpo da criança.
8- Toda grávida já deve ter ouvido falar sobre o famoso teste do pezinho. Mas, afinal, por que ele é tão relevante? Trata-se um exame considerado simples, e que tem o objetivo de detectar doenças congênitas, relacionadas a distúrbios do metabolismo e possíveis infecções.
9- Não precisa se preocupar: a moleira não é tão frágil assim. Mesmo não sendo tão frágil quanto parece, é preciso ficar atenta às mudanças na moleira do bebê até que elas se fechem.
10. Seu bebê parece muito frágil, mas conforme as semanas passam ele te dará algumas dicas de que tudo está bem.
11. Ainda na maternidade seu bebê passa por 5 exames tradicionais que são importantes para diagnosticar precocemente doenças que podem ser tratadas.
12. Você sabia que alimentar ou balançar seu bebê para dormir é uma das armadilhas que você deve evitar na hora de treinar o sono do bebê?
13. Acima de tudo:“Os 10 primeiros dias são dias de caos! Não tem regras, tudo que facilitar a vida dos pais é permitido. É a fase da livre demanda na qual o bebê mama quando quiser e dorme quando quiser”, diz Stéphanie Sapin-Lignières, que escreveu um manual para os pais cuidarem do bebê no primeiro ano de vida.