Em meio à pandemia do novo coronavírus, as expectativas são grandes em relação aos recursos vindos das esferas federal e estadual com destino à área de Saúde. No último sábado (2), o Senado Federal aprovou o auxílio financeiro de R$125 bilhões a estados e municípios por meio do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, que inclui repasses diretos e suspensão de dívidas. Para Rio das Ostras, a verba prevista é de aproximadamente R$ 15 milhões.
Segundo o presidente do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras, Leônidas Heringer Fernandes, após aprovação do recurso no Senado Federal, o projeto (PLP 39/2020) foi encaminhado à Câmara dos Deputados, sendo também aprovado, mas com ressalvas. Portanto, esse projeto volta ao Senado para retificação ou não da alteração da Câmara e depois segue para sanção presidencial.
O presidente do Fundo Municipal disse que, sendo aprovado o projeto, o recurso inteiro será aplicado nas medidas necessárias para o combate ao coronavírus, na proteção dos profissionais da Saúde e população, como: aquisição de mais EPI’s (equipamentos de proteção individual), estruturas das barreiras sanitárias, hospital de campanha, medicamentos, insumos e outros equipamentos.