Para incentivar mais meninas na ciência, três gigantes resolveram criar uma iniciativa diferente. A Disney Junior junto com a NASA e o Google lançaram desde o ano passado uma série de TV que pretende quebrar o estereótipo cientifico.
O projeto chamado “Miles From Tomorrowland” conta a história de um menino, Miles, que mora no espaço e está em busca de aventuras, sua esperta irmã Loretta, que sabe programar, e sua mãe Olivia, que dirige a nave da família. As companhias acreditam que, se feito do modo correto, o programa de TV pode fazer com que meninas se interessem por ciência em uma idade precoce.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google no ano passado, a mídia pode desempenhar um grande fator nas decisões das meninas de seguirem carreira em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por isso a importância de personagens femininos fortes e inteligentes. As garotas precisam se identificar com eles.
Enquanto produzem os episódios, os produtores do seriado recolhem conselhos de funcionários do Google e da NASA. “Programar é um mecanismo para melhorar qualquer coisa que você queira fazer, e foi um grande ponto colocá-lo na personagem Loretta”, disse em entrevista ao Washington Post, Julie Ann Crommett, líder dos esforços do Google em educar os meios de comunicação sobre ciência da computação.